JUNTE-SE A NÓS

TODO DOMINGO

20h00min - Momento de Oração
TODO 2º DOMINGO

18h30min - Terço
19h00min - Missa com Jovens
20h00min - Adoração

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Nossa Senhora de Guadalupe

Nesta quarta, dia 12 de dezembro, comemora-se o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas, do México, das Filipinas, além dos nascituros e da luta contra aborto. Este título dado a Nossa Senhora se deve às suas aparições em dezembro de 1531.

Tecido original na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.

Segundo documentos históricos e do Vaticano, a Virgem Maria apareceu em quatro ocasiões ao índio são Juan Diego Cuauhtlatoatzin no monte Tepeyac (atualmente no norte da capital Cidade do México). Ela também apareceu em uma quinta ocasião a Juan Bernardino, tio de Juan Diego.

A primeira aparição aconteceu na manhã do dia 9 de dezembro de 1531, quando o camponês nativo mexicano, Juan Diego, teve a visão de uma senhora em um lugar chamado colina de Tepeyac. Falando a ele em sua língua nativa natal (a língua do império asteca, o náuatle), a mulher identificou-se como sendo a Virgem Maria, "Mãe do verdadeiro Deus" e pediu que uma igreja fosse construída naquele local em sua honra.


Ver também:
Consagração Mariana da Missão Jovens Reavivados


Com base em suas palavras, Juan Diego procurou o mais novo arcebispo da Cidade do México, Frei Juan de Zumárraga, para lhe dizer o que ele tinha visto e ouvido. Como o bispo não dera crédito ao que o índio contou, no mesmo dia, Juan Diego voltou a ver a Virgem Maria pela segunda vez (na sua segunda aparição); ela pediu-lhe para continuar insistindo.

No domingo, 10 de dezembro, Juan Diego conversou com o arcebispo pela segunda vez. Este instruiu-o a retornar ao monte Tepeyac e pediu a senhora milagrosa uma prova de sua identidade. No mesmo dia, a terceira aparição ocorreu quando Diego voltava para o Tepeyac e encontrou a Virgem Maria, que a informou o pedido do bispo de um sinal; ela consentiu em fornecer um no dia seguinte (11 de dezembro).

Na segunda-feira, 11 de dezembro, no entanto, o tio de Juan Diego, Juan Bernardino, ficou doente e Juan Diego foi obrigado a atender ele. Nas primeiras horas da terça-feira do dia 12 de dezembro, a condição de Juan Bernardino piorou durante a noite, e Juan Diego teve que partir às presas a Tlatelolco para buscar um padre para ouvir a confissão de Juan Bernardino e ministrar ele em seu leito de morte (unção dos enfermos).

Basílicas nova (a esquerda) e antiga (a direita)
na Praça Mariana das Américas.

Para evitar ser atrasado pela Virgem e sentir vergonha por não ter conseguido vê-la na segunda-feira conforme planejado, Juan Diego escolheu outra rota ao redor da colina, mas a Virgem o interceptou no caminho e perguntou para onde ele estava indo (na quarta aparição); Juan Diego explicou o que tinha acontecido e a Virgem o repreendeu suavemente por não ter se encontrado com ela.

Nas palavras que se tornaram a frase mais famosa do evento guadalupano e que estão inscritas na entrada principal da Basílica de Guadalupe, ela perguntou: "Kuix amo nikan nika nimonants?" (que é traduzido como: "Não estou aqui, que sou sua mãe?"). Ela assegurou-lhe que Juan Bernardino já havia se recuperado e ela lhe disse para subir o monte Tepeyac e colher as flores do seu cume, que geralmente era uma montanha de solo estéril, principalmente em dezembro (inverno no hemisfério norte).

Juan seguiu suas instruções e encontrou rosas castelhanas, não originárias do México, florescendo lá. Quando o índio voltou, a Virgem organizou as flores na tilma (tecido tradicionalmente indígena dos povos pré-colombianos) de Juan e quando Juan Diego chegou ao palácio do bispo e abriu o manto diante de Zumárraga no dia 12 de dezembro, as flores caíram no chão, e no tecido estava a imagem da Virgem de Guadalupe como pode ser vista hoje na Basílica.

Foto aérea do Complexo da Basílica de Guadalupe.

Na Bula Papal Non Est Equidem de 25 de maio de 1754, Papa Bento XIV declarou Nossa Senhora de Guadalupe como patrona da Nova Espanha (nome da colônia espanhola na época que correspondia à América Central e parte da América do Norte) e aprovou textos litúrgicos para a Santa Missa e o Breviário em sua homenagem. No ano de 1910 o Papa Pio X a proclamou patrona da América Latina.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM